Um assunto sempre polêmico dentro da area artística é o comportamento de quem trabalha atrás das cortinas! Então estou criando esse post para todos que pretendem entrar na area ou que estão na area artística e podem estar cometendo alguns erros!

Eu trabalho no meio artístico a quase 5 anos, trabalho e já trabalhei com os menores artistas e os mais badalados, e em qualquer equipe, qualquer escritório artistico ou empresa da area existe a polemica do funcionário de backstage que quer aparecer!

A equipe que não teve um, com certeza vai ter, porque sempre aparece, mesmo que discretamente!

Na minha ultima viagem para fotografar a dupla Conrado & Aleksandro, estavam conversando o Xanxo – Secretário da dupla (sei á como escreve o apelido dele hehehe), o Jerry, um dos mais respeitados e conceituados produtores do Brasil que atualmente coordena a equipe CeA  e eu, e dentro desse assunto conversamos o quanto era problemático ter alguém na equipe que quer aparecer um pouco mais!

É claro que todo o glamour da area artística cria uma ansiedade, expectativa, e incontáveis coisas atrativas pra qualquer pessoa! Principalmente a fama, pessoas se interessando e admirando o trabalho inflam o ego das pessoa; mas gente, por favor, artista é o artista, e todo o foco deve ser do artista! Você pode ser bom o quanto quiser e puder! Você pode ser incrível no seu trabalho, quando há um trabalho envolvendo um artista, você deve ser igual ou menor do que qualquer funcionário que trabalha ali em volta!

Vejo gente de todas as áreas envolvidas perdendo trabalhos porque querem aparecer! Recebem criticas de todos os lados criando uma fama ruim! Uma foto, um Twit do tipo “estou na casa do artista” sempre criam problemas!

Como infelizmente não sou exclusivo de ninguém, sou obrigado a publicar meus trabalhos e me expor para conseguir mercado e com certeza as pessoas me criticam por isso! Eu fico no fogo cruzado, em uma linha ténue, até aonde eu devo me expor ou mostrar o que estou fazendo!

Já recebi algumas propostas de exclusividade que não rolaram, e pensei que se alguma delas rolasse, eu iria mudar completamente meu comportamento para garantir esse trabalho porque sei o quanto isso é problemático. Creio eu que até excluiria esse site! hehehe

Você que trabalha na area ou está começando! Reavalie o seu comportamento, meça cada segundo, pois uma palavra errada pode gerar conversas e uma fama ruim que pode prejudicar o seu trabalho!

O Ego é um problema para todos, até para os artistas, mas um profissional de backstage, com o ego inflado é muito mais problemático! Não importa o poder que ele tem! Fama é para o artista e somente ele!

Nesses anos de estrada vi empresários com esse tipo de comportamento serem criticados, e por ter o poder de um artista na mão, conseguiram certa fama, mas foi justamente isso que trouxe a ruína! Exigências, status, glamour, arrogância, prepotência, egocentrismo, tudo gerado pelo atrativo da fama!

Vi o ego derrubar o empresário mais genial, e a educação fazer o radialista se tornar um grande nome no mercado.

Eu admiro muito alguns profissionais que sabem o que deve ser feito, e mantem a postura que deve ter! Com certeza todos quase no anonimato! Admiro e quero aprender por exemplo com o Roadie Buiú, que é tão discreto que até hoje não sei qual é a voz dele, e o próprio Jerry, que apesar de ter trabalhado incontáveis vezes com o artista que ele mais admira, até hoje não tem 1 foto com o mesmo!

Fica a dica! Você acha que é bom?? Sempre haverá alguém melhor que você! Ninguém é insubstituível! Comporte-se como deve se comportar, coloque-se no seu lugar! É uma das maneiras de se manter no mercado!

Um dia eu aprendo a me comportar perfeitamente! Ainda bem que tenho bons parceiros de trabalho pra me ensinar, como o Jerry, produtor da dupla CeA, o Marcos produtor da dupla JM&F, e o Buiú, Roadie do Santiago Ferron!

As fotos são só ilutrativas feitas na estrada com a equipe SBA, todos de uma humildade e competência impressionante!

Abraço a todos!

Deixe uma resposta